sábado, 18 de maio de 2013
É triste e assustador o empobrecimento cultural pelo qual passamos. Chegou o dia tão temido por Albert Einstein. Uma sociedade ignorante e alienada que segue os caminhos traçados por uma oligarquia individualista. Redundante, porém, verídico. Talvez nós tenhamos chegado ao ápice do desenvolvimento humano e agora estamos regredindo ao nomadismo novamente. Os filmes, as músicas e os livros antigos eram geniais, nos passavam uma mensagem, nos faziam pensar e repensar, conservar e aperfeiçoar o tal do "espírito crítico". Hoje em dia filmes, músicas e livros tornaram-se meros artigos publicitários apelativos para giro de capital. Estamos em movimento retrógrado. As crianças não brincam, usam Facebook e assistem TV; os jovens não estudam, usam Facebook e assistem TV; os adultos não leem, usam Facebook e assistem TV. É a grande e triste realidade, pelo menos de grande parte da sociedade brasileira. Sociedade sem respeito, sem educação e sem vontade de mudar. Saia da zona de conforto! Ao escrever esse texto eu estou criticando a mim mesmo por ter conservado tais hábitos por muito tempo. Apenas segui o exemplo que estava ao meu redor e me mantive inerte. Porém chegamos, devemos ou deveríamos chegar, a um momento em que coisas tão fúteis não fazem mais sentindo e tu precisas expandir teu conhecimento. Um bom livro abre muitas janelas, um bom livro me abriu várias janelas. Leia um livro antes que este entre em extinção de vez. Não há uma explicação exata de o porquê tal empobrecimento cultural está acontecendo, porém, há varia hipóteses e a certeza de que precisa-se de mudanças. Começar por onde? Difícil responder, mas eu diria: comece por você mesmo porque os outros preferem que tu permaneças encilhado na inércia do teu pensamento alienado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário